Workflow Trebol concentra a linha de execução de um mesmo processo em um só lugar

Definição, execução e monitoramento de processos de negócios.

Trebol fornece a capacidade necessária para a definição, execução e monitoramento de fluxos de trabalho colaborativos sobre os documentos armazenados

Processos Ad-Hoc

É comum encontrar…

Processos Definidos

Mediante a implementação de Trebol

Modelo de Processo de Negócio

Um processo de negócio no âmbito do Trebol , é definido como uma seqüência de atividades a serem executadas para atingir uma finalidade específica para a empresa.
Em qualquer processo de negócio (comercial, produtivo, administrativo, etc.) a informação gerada e administrada durante a execução de suas atividades está consolidada em documentos (fichas, formulários, arquivos, etc.). Trebol entende por documento, a unidade de informação dos processos. Em um momento determinado, o processo de negócio e cada um dos seus documentos têm associado um estado (por exemplo. Orçamento aprovado/rejeitado).
As ações, provenientes de um usuário ou de um sistema externo, que interagem com Trebol , provocam alterações de estado nos documentos e no processo em questão. Trebol é baseado na idéia de fluxo de trabalho interdocumental (workflow) para modelar cada processo como uma sequência de execução de ações sobre documentos.
Por sua vez, uma ação pode implicar na execução automática de um conjunto de tarefas definidas no processo. Entre as tarefas utilizadas mais comuns, estão as de notificação via mail, validações de negócio e modificação do estado de processo em função do estado dos documentos que o compõem.

  •  Interface web 2.0 Ágil e intuitiva
  • Visibilidade através de dashboards
  • Tarefas pendentes por usuário
  • Designer de formulários

Execução de Atividades

Uma vez modelados os processos de negócios da organização, Trebol permite definir as pessoas e os sistemas responsáveis pela sua execução, atribuindo usuários e funções que se aplicam conforme o caso.
A execução de um processo compreende a sua criação, a entrada de informação nos documentos e a execução das ações correspondentes.
O ciclo de vida de um processo de negócio pode ser visto como uma série de mudanças de estado nos documentos. Estas alterações, resultadas de ações, atualizam automaticamente o estado do processo.
Trebol permite a interação tanto com pessoas quanto com sistemas externos. Isto é possível porque Trebol tem diferentes tipos de workflow:

Workflow Humano
Os usuários de Trebol serão capazes de criar novas instâncias de processos, documentos e executar ações sobre eles. Trebol fornece uma tela de atividades pendentes permitindo um ponto de entrada através do qual os usuários podem selecionar as atividades a serem executadas.

Workflow SOA
Trebol se integra em ambientes SOA graças ao módulo Web Service Gateway. O mesmo expõe as operações necessárias para iniciar instâncias de processos, executar ações sobre eles, realizar consultas e eventualmente visualizar documentos.
Desta forma, são os sistemas externos que interagem com Trebol, permitindo aproveitar os recursos de rastreamento, monitoramento e gerenciamento de documentos.
Concluindo, com Trebol você será capaz de ver o estado da execução de seus processos de negócios que envolvem a integração de diferentes sistemas e departamentos.

Workflow Híbrido
É importante destacar que um processo pode requerer que algumas de suas ações sejam executadas por pessoas, enquanto outras requerem a execução por sistemas já existentes. Trebol permite a execução em modo híbrido de forma transparente.